sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Morricone

Quando comecei com o blog eu escrevi um texto sobre o concerto do Morricone aqui no Brasil. O maldito wordpress deu pau e eu mudei pra cá. Perdi o texto. A ironia aparece quando o meu texto do mês pro cinéfilos é sobre o Morricone, apesar de que, pelo que lembro, pouco do primeiro texto seria aproveitado, eu poderia ter extraído algumas informações dele. Não deu, escrevi um novinho.

Do cinema italiano para o mundo

Morricone ultrapassa fronteiras de tempo e espaço e se mostra um dos maiores compositores de todos os tempo

Victor Caputo

Poucos são os que se destacam e gozam de prestígio no mundo da trilha sonora. Um destes senhores é Ennio Morricone. Foi lá pelo final dos anos 50 que suas trilhas começaram a aparecer em alguns filmes italianos.

Já em 1964 Sergio Leone lança Por Um Punhado de Dólares, a trilha sonora, composta por Morricone, foi apenas a primeira entre muitas da parceria entre os dois italianos. Foram com os Spaghetti Westerns de Leone, que Morricone alcança o reconhecimento internacional.

Toda vez que vemos a típica cena de um duelo em faroeste, rua deserta, dois homens se analisando e eventualmente um pouco de feno sendo levado pelo vento, a música que aparece para acompanhar a cena é sempre a mesma, ela foi escrita por Morricone para o filme Três Homens em Conflito, um dos maiores clássicos do faroeste, também filmado pro Leone. Outros títulos são Era Uma Vez no Oeste, Por Mais Alguns Dólares e Era Uma Vez na América, sendo o último o único não-faroeste deles.

Não é só de westerns que uma carreira é feita. Outros clássicos possuem trilha sonora de Morricone, como o caso de A Missão, filme no qual DeNiro é um ex-mercador de escravos que, arrependido de sua vida, se junta á um grupo de jesuítas nas florestas brasileiras. Outra de suas maiores obras é a trilha de Os Intocáveis, o grande clássico de Brian DePalma, que conta com DeNiro fazendo papel de Al Capone. A lista de obras que contam com suas trilhas é enorme, a maioria sendo títulos italianos.

No ano de 2007, Morricone recebeu um Oscar honorário pela sua magnífica contribuição para o mundo do cinema. O discurso de agradecimento, em italiano, foi traduzido por Clint Eastwood, o protagonista de muitos dos westerns de Sergio Leone.

3 comentários:

Fontes disse...

Morricone lembra macarrão com almôndegas, aqueles bem estilo A Dama e o Vagabundo.

Cada um na sua especialidade, os dois mandam muito bem.

Felipe M. Ferreira disse...

cara, será que o Morricone fez trilha sonora pros filmes do Django!? É o outlaw italiano mais sanguinário!

Victor disse...

Ah, eu fui procurar no IMDb, num foi o Morricone, não...