quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Atividade Paranormal


Atividade Paranormal é um daqueles filmes que de tanto que falam você acaba ficando curioso para assistir. Particularmente acho filmes de terror um terror mesmo, me assustam logo para longe do cinema ou de onde for, dificilmente levo algum a sério. Atividade Paranormal foi uma das exceções e me fez ir ao cinema querendo assistir.

O ponto principal do filme é seu baixo orçamento e o modo como arrebentou no exterior, foi filmado com apenas 15mil dólares e ganhou 9,1 milhões de dólares na primeira semana de exibição nos EUA. Ao todo apenas quatro pessoas atuam no filme todo, sendo na grande maioria do tempo o casal Katie e Micah, que têm os mesmos nomes na vida real.

Desde o começo o filme tenta se colocar como uma espécie de registro real, documentário, ao fazer agradecimentos, como se alguém lhes tivessem fornecido os vídeos. Logo depois disso começa o filme em si. As primeiras cenas são de Micah testando a câmera que comprou para registrar os eventos paranormais que acontecem na vida de sua namorada desde que ela era apenas uma criança.

O filme demora pra pegar, chega a ser entediante no começo, quando imagens noturnas dos dois dormindo ficam passando, apenas para mostrar que nada aconteceu. Neste ponto quem quase dorme é o espectador. A tensão não é o suficiente para deixar a audiência atentamente olhando para a tela. Após uns bons minutos de filme sim, a audiência fica apenas esperando onde será o movimento ou qual será o som.

Um ponto altíssimo foi a falta de diálogos idiotas explicativos. As poucas explicações que são dadas sobre o casal ou sobre os fenômenos que acontecem com a garota são bem colocadas em um diálogo entre ela e um médium. Nada de “Oh meu deus Micah, estamos juntos há X anos...” ou esse tipo de fala que tenta contextualizar a história mas acaba apenas mostrando o quão mal pensado foi o filme e mal escrito o seu roteiro!

Atividade Paranormal mostra aos grandes filmes de terror, que tanto me aterrorizam, de Hollywood, geralmente remakes dos terrores japoneses, que um alto orçamento e efeitos especiais não são o suficiente para a construção de um clima de terror, o necessário é algo inexplicável que pode ou não surgir no filme e quem está longe de surgir nos Chamados da vida.


Um comentário:

Mo disse...

Ae vitão!

Ta bem legal o blog!
Venho sempre aqui hehe

Continua nessa linha de música e filmes que curti bastante!!

abraaaço,
Mo