quinta-feira, 12 de junho de 2008

A Lagoa Azul

Depois do último post, que foi bem polêmico, vem esse pra dar uma descontraída. Sim, eu escrevi um artigo sobre "A Lagoa Azul"...


O maior clássico do cinema romântico
Não é o que você estava pensando, estou falando de “A Lagoa Azul”
Férias de julho, uma das principais fontes de diversão, pelo menos no passado, quando ter TV a cabo não era tão normal, era a “Sessão da Tarde”. Quem nunca ficou sentado na frente da televisão esperando o filme começar, já imaginando aquele desenho que tanto queria rever, mas na hora que começa... “A Lagoa Azul? Mas esse filme não passou mês passado?”

Provavelmente “A Lagoa Azul” é o filme mais reprisado na televisão, é muito difícil encontrar alguém que nunca tenha assistido-o. O filme de 1980 é a terceira adaptação do romance “The Blue Lagoon”, do escritor Irlandês Henry De Vere Stacpoole, escrito em 1908. As versões anteriores são de 1923 e 1949, porém nenhuma das duas fez tanto sucesso quanto a mais recente.

A história é bem conhecida, Richard (Christopher Atkins) e sua prima Emily (Brooke Shields) estão em um barco com destino a São Francisco, acompanhados do pai de Richard, até que alguns “problemas técnicos” surgem e o barco corre o risco de explodir. No desespero, Richard e Emily se separam de seu pai/tio e acabam em um barco acompanhados do marinheiro Paddy Button. Os barcos se separam e os três chegam a uma ilha deserta. O marinheiro ensina os dois jovens como pescar e sobreviver, até que em uma noite, bêbado, Paddy se afoga.

O resto do filme mostra como Emily e Richard sobrevivem na ilha, mostra também o amor surgindo entre os dois enquanto fazem descobertas sobre sexualidade e sobre a ilha, ela talvez não seja tão deserta assim.

Na época Christopher Atkins tinha 19 anos e Brooke Shields tinha 15. Hoje, mais grandinhos do que na época, Christopher tem 47 e Brooke 43, tenho a impressão que o ápice da carreira dos dois foi realmente “A Lagoa Azul”. Após algumas participações em seriados americanos, hoje Brooke Shields é uma das principais personagens do seriado “Lipstick Jungle”. Já Christopher Atkins fez e continua fazendo filmes de pequena ou quase nenhuma notoriedade.

A versão de 1980 foi dirigida por Randal Kleiser, que dirigiu outro clássico filme de “Cinema em casa”: Querida, estiquei o bebê.Para muitos, quando pensamos em algum filme clássico de romance, a primeira imagem a aparecer, infelizmente, não é nem “E o vento levou” ou “Casablanca” e sim o nosso clássico “A Lagoa Azul”. Nesse dia dos namorados, passe em alguma locadora e, com ou sem acompanhante, assista e relembre suas tardes, entediadas, de férias.

4 comentários:

Fontes disse...

Esqueceu de citar a gloriosa continuação, A lagoa azul 2!

Fontes disse...

Ah, e já que estamos no assunto e hoje é sexta-feira 13, porque não relembrar o aterrorizante clássico do cinema em casa, "O Montro do Armário"?

Clara disse...

Ahhhh, Brooke Shields é bem melhor do que Mila Jovovich!!!
Lagoa azul 2 é sem graça...

E não, nunca assisti "O monstro do armário" o.O

Unknown disse...

Olá!
A minha primeira visita aqui no seu blog e o primeiro post que eu leio é sobre...Lagoa Azul? huhauhahu
Mas é sempre bom relembrar aquelas tardes de férias, assistindo os mesmos 10 filmes que a Globo até hoje passa na Sessão da Tarde! Lembrar daqueles tempos em que a Brooke Shields não era a mulher com quem o Tom Cruise brigou por causa de anti-depressivos! hahaha...Uma época em que eu não ficava sabendo dessas fofocas...
Beijos