terça-feira, 20 de maio de 2008

Algumas coisas custam mais do que você pensa...

Ano passado o Radiohead fez algo inusitado, colocou seu novo álbum, “In Rainbows”, para ser vendido digitalmente. A surpresa girava em torno de que o comprador decidiria quanto gostaria de pagar pelo álbum. Com isso o grupo inglês fez duas críticas; a primeira, óbvia, às gravadoras, que cobram preços abusivos e a segunda, e mais sutil, aos compradores que justificam seus downloads dizendo que os preços cobrados pelas gravadoras são muito altos; já que nessa compra não haveria nenhuma gravadora entre a banda e o comprador uma pergunta era feita: “Agora, sem ninguém para ser usado como desculpa, quanto você paga?”
A média paga foi de 4 libras. Aproximadamente um quarto dos internautas que baixou o CD não pagou sequer um centavo por ele, ou seja, toda a crítica direcionada às grandes gravadoras se mostrou apenas blá blá blá no final das contas.
Falei tudo isso apenas para comentar a nova campanha da MTV americana, que tem como trilha sonora a música “All I Need”, que faz parte do comentado CD. O vídeo da campanha mostra duas crianças, uma provavelmente americana e a outra uma criança oriental, do Vietnam , Tailândia ou algum dos países produtores de manufaturados.

O link para assistir o vídeo é este: http://www.youtube.com/watch?v=4Drxbr6N8Ro

O final do vídeo é previsível, mas não é isso que importa, e sim o que a campanha quer passar. É algo a ser pensado, como podemos ter produtos com preços tão baixos (ou não, nike, adidas e companhia são fabricados nestes mesmos países, porém sem o preço baixo na hora da venda), será possível que o fabricante respeite todas leis do trabalho? Ou mais, países como a China deixam o meio ambiente de lado e poluem deliberadamente, apenas em busca de preços mais competitivos.
Depende de nós consumidores pensarmos antes de optar por um produto apenas porque possui um preço melhor do que o outro, ou porque tal marca é mais legal do que a outra. Em tempos de aquecimento global e escravidão infantil, temos que pensar um pouco nos outros que podem estar envolvidos no processo.

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