terça-feira, 20 de maio de 2008

Ensaio Sobre a Cegueira




A adaptação cinematográfica do livro do português José Saramago ganhou seu trailer oficial semana passada. O filme é dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, já consagrado no exterior por “Cidade de Deus” e posteriormente, em sua estréia no cinema hollywoodiano, “O Jardineiro Fiel”. No meio de diversos nomes internacionalmente renomados, como Mark Ruffalo, Julianne Moore, Gael García Bernal e Danny Glover, temos mais um nome brasileiro: Alice Braga. Ela é sobrinha de Sonia Braga e já foi visto por alguns no filme “Eu sou a lenda”, com Will Smith. Logo logo poderemos vê-la dividindo as telas com Rodrigo Santoro, em um filme sobre luta livre (?!).
Ok, voltando para o “Ensaio Sobre a Cegueira”. O livro parece ser uma obra de dificílima adaptação para os cinemas. Temos desde personagens sem nome até a dificuldade de reproduzir um mundo assolado pela “cegueira branca”. No trailer vemos algumas imagens de tal mundo reproduzido por Meirelles, em uma das cenas vemos imagens do Minhocão, um dos locais de gravação foi São Paulo, além do Canadá e Uruguai.
Outra dificuldade, e que nesse caso é uma das principais características do livro é que enquanto lemos, somos mais um dos atingidos pela cegueira. São extremamente raras as descrições de personagens. O autor nos transmite a enfermidade misteriosa enquanto passeamos pelas páginas.
O livro possui algumas passagens fortes, cenas de violência física e sexual. Devido a pesquisas feitas pela Miramax, distribuidora do filme, a audiência não está respondendo bem às cenas. Para adequar o filme ao público, Meirelles cortou algumas das passagens mais fortes. O que é uma pena. O livro não é apenas uma historinha, o autor não o escreveu para passar a mão na cabeça do leitor como se tudo estivesse bem, o que, acredito eu, nunca será feito por Saramago.
As opiniões estão divididas, alguns acreditam que Meirelles e toda equipe fizeram um bom trabalho, porém outros acreditam que seja difícil uma boa adaptação. O trailer passou uma boa primeira impressão. Agora temos que esperar para assistir e tirarmos nossas próprias conclusões. Fica aí o trailer e o poster-teaser do filme.

Nenhum comentário: