terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A melhor atuação da década



Fim de década é assim mesmo, lista pra lá, lista pra cá. É tanta lista que você fica nervoso quando vê uma nova de "melhores da década". Mas o New York Times resolveu, brilhantemente, inovar. Atores e atrizes conhecidos de Hollywood foram escolhidos para dar seus depoimentos dizendo quais foram as melhores atuações da década.


Achei interessante a diversidade de nomes que apareceu, desde escolhas que por um lado podem ser chamadas de óbvias, porém por outro parece inevitável que sejam trazidas à tona. Como exemplo desta categoria eu colocaria a escolha de Julianne Moore, que indica a atuação de Sean Penn em Sobre Meninos e Lobos como uma das melhores da década. Outro exemplo foi a rápida escolha de Morgan Freeman por "qualquer atuação feita por Maryl Streep", que já teve no total 16 indicações ao Oscar, entre melhor atriz e melhor atriz coadjuvante e nem deve aguentar mais ser indicada.


Por outro lado algumas escolhas foram no mínimo inusitadas, como Sam Worthington, que você provavelmente já se cansou de ver nas propagandas de Avatar, escolhendo as atuações de Eddie Murphy como as melhores atuações da década, indicando-as como subestimadas. Uma escolha que pareceu feita bem nas coxas foi a de Jake Gyllenhaal, que indica qualquer atuação de Peter Sarsgaard (nada contra o ator) e ao ter que escolher uma em especial, indica a atuação dele no indicado ao Oscar deste ano, Educação. O engraçado é que Gyllenhaal mal consegue dizer o papel de Sarsgaard no filme, parece que caiu meio de paraquedas por ali e acabou soltando qualquer coisa na tensão.

O resultado final é interessante por não numerar em uma lista os X escolhidos, deixando de lado alguns e gerando as velhas polêmicas que não levam a lugar nenhum das listas de melhores. Além de colocar alguns bons nomes da atuação (outros nem tanto assim) comentando quais foram os melhores da década no seu ramo.

Nenhum comentário: