terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Criadores e criaturas

Que nada se cria, tudo se recria está todo mundo cansado de saber. O que nem todo mundo é que todo mundo sabe é que em 1928, uma banda de blues de Memphis, a Cannon's Jug Stompers gravou uma canção chamada Minglewood Blues. No ano seguinte, a mesma música foi regravada por Hambone Willie Newbern, um bluesista do Tennessee, com algumas mudanças na letra. Alguns anos depois, já em 1936, Robert Johnson mudou novamente a letra, fez pequenas mudanças instrumentais e a chamou de If I Had Possession Over Judgment Day.

No ano seguinte, em 1937, o mesmo Robert Johnson cantou como era difícil carregar a maleta dela até a estação e depois assistir enquanto "ela" fosse embora.  Love in Vain é o nome da música, em 1969 os Rolling Stones gravaram uma versão dela - sem qualquer mudanças - para o Let It Bleed.

A melancolia de Love in Vain não conquistou apenas a banda inglesa e, em 2004, Eric Clapton também gravou a clássica canção junto com outras de Johnson em um álbum em homenagem ao blues man. Clapton, 30 anos antes, em 1974, havia alcançado pela primeira vez em sua carreira o número um nas paradas. A música responsável foi a gravação de I Shot the Sheriff, escrita e gravada por Bob Marley em 1973. A gravação não foi apenas responsável por deixar Clapton no topo das paradas pela primeira vez em sua carreira, ela também abriu os ouvidos do mundo todo para o Reggae.

Nem Robert Johnson e nem Robert Nesta Marley, um que ainda não apareceu na história é Robert Zimmerman, ou Bob Dylan. Dentre as muitas bandas que teve na juventude, uma delas, The Golden Chords tocava, basicamente, covers de músicas populares. Assim como Clapton levou 30 anos entre ser o primeiro da Bilboard com I Shot the Sheriff, Dylan levou 30 anos entre liderar as vendas com Desire, em 1976 e voltar à mesma posição, com Modern Times, em 2006.


Modern Times é cheio de homenagens a outros músicos e a canções clássicas. Dentre as músicas de Modern Times, está uma chamada Rollin' and Tumblin', bem parecida - apenas com algumas mudanças na letra - da clássica música de Muddy Waters que leva o mesmo nome. Por sua vez, Rollin' and Tumblin' de Waters, foi baseada em outra música, que por coincidência, ou não, iniciou este texto, Minglewood Blues.


Devido à semelhança das músicas do Modern Times com as originais, foi iniciada uma polêmica autoral, já que todas letras são creditadas a Dylan. O experiente músico explicou que todas suas canções são todas baseadas em outras músicas. "Eu fico ouvindo uma canção em minha cabeça. Em um certo ponto, algumas palavras mudam e eu começa a escrever a música", é a explicação de Dylan. E por que não a de todos?

Nenhum comentário: