quarta-feira, 18 de março de 2009

I Congresso de Jornalismo Cultural

O flyer virtual se apresenta belo e imponente, além de longo e fino como uma lumbriga. No topo, sobreposto a um fundo preto, se apresentam palavras em branco, cinza a amarelo: I Congresso de Jornalismo Cultural. Do período de 4 a 8 de maio, o TUCA (Teatro da PUC) abrigará tal convenção. Os participantes variam desde professores das mais diversas áreas, sejam elas da cultura ou não, até jornalistas e profissionais da própria cultura.

Empolgante.

O flyer não nos trás qualquer espécie de informações sobre como participar ou algo parecido, apenas um site. É entrando nele que as informações aparecem. A palavra preço não aparece, é o eufemismo “investimento” que se faz presente. A bagatela de 930 reais é cobrada para participar de todos os dias, ou então apenas 230 por dia, caso nem todos lhe interessem. “Garanta sua vaga!”

Não me importo que cobrem quanto dinheiro quiserem para que se possa assistir a quem for em um Congresso, sejam professores de universidades privadas e públicas ou ainda profissionais da área de interesse.

O que realmente incomoda em tudo isso é a participação de pessoas que defendem a democratização do ensino, do conhecimento ou do raio que for. O que incomoda são professores de uma das maiores universidades do mundo, que é a Universidade de São Paulo se sujeitarem a palestrar apenas para quem tiver disponível a exorbitante quantia requerida para que a inscrição seja efetuada. Incomoda que alguém como José Arbex Júnior, editor de uma revista como a Caros Amigos, que tenta, exatamente, fugir de tudo que a grande mídia é e não é, e que tem as ideologias que tem, aceitar sentar em uma mesa onde seus espectadores apenas o verão após terem feito o, diga-se de passagem, delicado “investimento”.

E que nenhum desses venha me falar sobre democratização de ensino ou cultura... ou sequer sobre democracia!



PS: Eu acho que tenho esse problema em não postar nada por muito tempo e do nada voltar e postar com muita frequência!

2 comentários:

Fontes disse...

Olhe os marcadores desse post...

Pensei no Sujeitos no ato. Cabe perfeitamente lá, vocÊ sabe.

Mo disse...

Po, 930!

Pior foi o meu professor convidando a gente pra ir em um congresso em SP, pois tinha conseguido 10 convites! E ainda mais, 95% de desconto! na hora eu disse, caramba!
ai ele já emendou que ficava 150 com desconto! hahaha, e pior são dois dias só!