quinta-feira, 25 de março de 2010

Jim Marshall

Se você gosta de fotografia ou música já deve ter visto alguma fotgrafia tirada por Jim Marshall ao longo da sua vida. Jim Marshall foi muito provavelmente o maior fotojornalista musical que já viveu. Na manhã de hoje, Marshall morreu em um quarto de hotel enquanto dormia, poucas horas antes do lançamento de um livro coescrito por ele.

Agora, se você gosta de fotografia e também de música, nesse caso, deve sonhar em tirar uma foto tão influente e retratando tanto o rock dessa geração, como Marshall fez durante sua carreira. Algumas fotos famosas dele podem ser vistas abaixo, mas o legado que ele deixa é muito mais vasto do que isso.



































































segunda-feira, 22 de março de 2010

O Segredo dos Seus Olhos

Parece que A Fita Branca do Heneke era o favorito ao Oscar de melhor filme estrangeiro, até que chega uma película dos nossos hermanos argentinos e deixa o filme pra-lá-de-cult sem o Oscar. A Fita Branca tem tudo, passa-se na Europa em período pré-guerra mundial, fotografia em preto e branco, diretor cultuado, ou seja, era pra ser ele. E O Segredo dos Seus Olhos? Bom, ele tinha o tão comentado plano sequência.

De tanto falarem eu acabei aprendendo o que é um plano sequência, é uma cena sem cortes. Simples, muito simples. E assim eu assisti à melhor cena do filme pelo YouTube, e, felizmente, o filme não perdeu a graça. Você pode assistir aqui, por sua conta e risco sabendo que a cena acontece mais ou menos no meio do filme, ou seja, spoiler.


O filme é a história de um agente federal de justiça, Benjamin Espósito, aposentado que resolve escrever um livro sobre um caso que participou, estupro seguido de assassinato de uma jovem recém casada. Com essa espinha, O Segredo dos Seus Olhos coloca de tudo na tela, cenas de ação, pitadas de comédia e romance. A direção de Campanella é muito competente e o filme tem êxito nos seus 129 minutos, não sendo cansativo nem dispersando a atenção do espectador.

Outro ponto alto é a maquiagem, mas principalmente no protagonista, Espósito, que no começo do filme me fez imaginar se era um homem mais jovem envelhecido ou um mais velho rejuvenescido. No entanto as maquiagens dos outros personagens, que não aparecem tanto, principalmente quando envelhecidos, deixa a desejar bastante, principalmente quando a tomada optada é um zoom no rosto, pode-se ver a pele mal enrugada, o pó por cima para disfarçar as emendas.

Não cheguei a ver os outros indicados a melhor filme estrangeiro, mas O Segredo dos Seus Olhos é um bom filme e não deve ter deixado ninguém decepcionado com a sua escolha ou pela falta de escolha por outro dos filmes estrangeiros pela Academia.

PS: Achei também um vídeo bem interessante mostrando os efeitos especiais do começo da cena acima, esse não tem spoiler nenhum, pode assistir sem medo!

quinta-feira, 11 de março de 2010

De Itaparica para Salvador

O trajeto entre a Ilha de Itaparica e Salvador pode ser feito através do Ferry Boat, um barcão que transporta pessoas e automóveis de um porto ao outro, em pouco menos de uma hora. A vista é maravilhosa, ver a cidade de Salvador com seus prédios e construções históricas se aproximando pouco a pouco é de tirar o fôlego, ainda mais em um dia ensolarado. Engraçado como a paisagem pode distrair tanto, a ponto de se fechar os olhos ao que está mais perto do que as duas pontas da travessia.